Arteterapia Traz Benefícios

A Arteterapia é considerada pelos especialistas em saúde mental como uma atividade importante para a manutenção da qualidade de vida de seus pacientes.  O método propõe a utilização das diversas linguagens corporais, incluindo técnicas de desenho, pintura e modelagem, dentre outras.

A terapia artística contribui para a ampliação da consciência  e para o resgate da saúde mental. As atividades são variadas e incluem peças esculturas, modeladas em argila e outras práticas que proporcionam aos pacientes a ativação da área da criação e materialização das imagens, ideias e inspirações humanas.

Conforme o artigo científico “Arteterapia como dispositivo terapêutico em saúde mental”A arteterapia vem ganhando espaço cada vez maior na área da saúde e, sobretudo, no campo da saúde mental. A publicação cita o trabalho realizado em instituição pública de Fortaleza, no qual a atividade apresenta-se como uma das ferramentas fundamentais para amenizar os efeitos negativos da doença mental. “É central a promoção do bem-estar da pessoa com sofrimento psíquico, uma vez que a
arteterapia propicia mudanças nos campos afetivo, interpessoal e relacional, melhorando o equilíbrio emocional ao término de cada sessão”. No trabalho apresentado observa-se que a “arteterapia tem possibilitado aos usuários a vivência de suas dificuldades, conflitos, medos e angústias de um modo menos sofrido. Configura-se como um eficaz meio para canalizar, de maneira positiva, as variáveis do adoecimento mental em si, assim como os conflitos pessoais e com familiares. Nota-se que há
uma minimização dos fatores negativos de ordem afetiva e emocional que naturalmente surgem com a doença, tais
como: angústia, estresse, medo, agressividade, isolamento social, apatia, entre outros.”

De acordo com os autores, o que motivou o trabalho foi a possibilidade de estimular profissionais da área de saúde mental e artistas a vivenciarem estas experiências.

Menu
WhatsApp Atendimento via WhatsApp